câncer

Como manter a autoestima elevada durante o tratamento do câncer

Quando uma pessoa recebe a confirmação do diagnóstico de câncer, se inicia, nesse momento, um novo ciclo. Nessa etapa da vida, há um misto de sentimentos. De um lado, vem a preocupação em torno do tratamento, seus efeitos colaterais e resultados. Por outro lado, o paciente começa a ter pensamentos negativos em relação à própria imagem. Há quem imagine antecipadamente a queda capilar, o inchaço eventual, o emagrecimento ou ganho de peso que podem acontecer enquanto a pessoa luta para combater o tumor.

Esses fatores podem comprometer a aparência, mas também ameaçam a autoestima. Independentemente do grau de importância que a pessoa dê para questões estéticas, pacientes oncológicos podem ter a autoestima e autoconfiança abaladas e isso é plenamente compreensível.

Durante a luta contra o câncer, muitas vezes a pessoa não se reconhece e pode deixar de ver sentido em sua vida. O pessimismo se instala e pode até mesmo dar origem a um quadro depressivo, capaz de atrapalhar fortemente o andamento do tratamento, já que a baixa autoestima e a depressão dificultam a adesão, a disponibilidade e a participação do paciente no processo terapêutico. Felizmente, existem maneiras de manter a autoestima elevada, apesar de todas as dificuldades. 

Veja, a seguir, como turbinar a autoestima e o bem-estar durante o tratamento de câncer.

Pense que as mudanças físicas serão temporárias

A maioria das alterações na aparência tem caráter temporário e, após o tratamento, a tendência é que os cabelos cresçam novamente, que o peso normal seja restabelecido, que o inchaço dê adeus. Vale a pena seguir em frente e apostar em recursos que elevem a autoestima, afinal, ela é capaz de gerar esperança, segurança, positivismo e capacidade de enfrentamento, condições que fortalecem o sistema imune e podem refletir no processo de recuperação e cura.

Valorize quem você realmente é e não somente o que aparenta ser

Reconheça seu valor e compreenda que você é muito mais do que beleza exterior. Parece clichê, mas seus valores e seu caráter são imutáveis e prevalecerão independentemente de qualquer dificuldade. Acredite no quanto você é forte e resiliente, foque em suas qualidades e em sua essência. Isso vai te ajudar a se manter firme!

Fique de bem com o espelho

O tratamento de câncer geralmente é complexo e desgastante. O processo pode te deixar cansado, mas se você cuidar de si mesmo e de sua aparência, ele pode se tornar mais leve. Se tiver vontade, aposte em maquiagens, lenços, perucas e acessórios bonitos para ficar de bem com o espelho. Além disso, faça da moda a sua grande aliada e recorra a peças que ressaltam sua beleza natural.

Cuide de sua mente

Busque suporte psicológico com profissionais especializados, continue fazendo as atividades que gosta, na medida do possível. Passeie com os amigos, viva momentos descontraídos com a família, recorra a técnicas de relaxamento, seja otimista e não se isole socialmente. Atitudes positivas e mente sadia podem contribuir efetivamente para o sucesso do tratamento.

Fale sobre sua condição

Ao contrário do que muitos imaginam, conversar sobre o câncer nem sempre deixa o paciente oncológico para baixo. Participar de sessões de psicoterapia e grupos terapêuticos de apoio são estratégias benéficas para o tratamento, pois, ao compartilhar experiências, quem tem câncer fica mais feliz e fortalecido.

Persista, persista, persista

Haverá altos e baixos, dias bons e ruins, vitórias e perdas na luta contra o câncer. O caminho não é fácil e você pode ter vontade de desistir, mas tenho uma coisa para te dizer: insista, persista. Realmente é complicado manter a fé e o amor próprio diante desse diagnóstico. É comum sentir revolta, tristeza, descrença e medo ao longo do tratamento, entretanto, para aumentar as chances de um bom prognóstico, o paciente precisa continuar.

Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe